A Biblioteca Municipal de Vidigueira tem um novo serviço de empréstimo domiciliário de livros. O “Vidigueira a ler, levamos os livros até si”, permite aos leitores residentes no concelho receber e devolver livros sem necessitarem de sair de casa.
Com o encerramento do espaço ao público, no atual contexto de pandemia covid-19, este projeto pretende continuar a facilitar o acesso ao livro e à leitura, de forma gratuita, para que o prazer e os benefícios da leitura nunca entrem em quarentena.
A escolha dos livros pode ser efetuada pela consulta do catálogo online da Biblioteca Municipal em http://vidigueiraopac.bibliopolis.info/ ou pela consulta da lista de sugestões de leitura publicada na página da internet e facebook da autarquia (periodicamente renovada).
Após da seleção do(s) livro(s)- máximo de três, por leitor-, deverá ser enviado um email para biblioteca@cm-vidigueira.pt com a identificação do(s) mesmo(s) e os seus dados pessoais do leitor.
Em alternativa, os interessados podem contatar o serviço pelo tel. 284 437 407 (dias úteis das 9h30-12h30 e 14h00 às 17h00). Posteriormente, o leitor é contatado por um técnico da biblioteca para combinar o dia, hora e local de entrega do(s) livro(s) requisitado(s), sendo que o período de empréstimo tem a duração de mês.
Para a devolução, o leitor deverá entrar em contato com a Biblioteca e agendar a respetiva recolha. Aos munícipes que ainda não são leitores da biblioteca, é possibilitado o preenchimento telefónico de uma ficha de pré-inscrição, podendo após este processo proceder à requisição do(s) livro(s). A entrega e devolução dos livros é realizada em todas as freguesias e localidades do concelho, através do projeto municipal “Estamos Cá por Si”.
Este serviço obedecerá a todas as normas de segurança e higiene da Direção Geral de Saúde. As entregas são efetuadas com recurso a equipamento de proteção individual e cumprindo as regras de distanciamento social. Os livros serão entregues em saco, devendo ser devolvidos nesse mesmo saco, e permanecerão em quarentena antes de serem novamente emprestados.