A Câmara Municipal de Castro Verde manifesta o seu “enorme pesar” pelo falecimento de Manuel Maia, arqueólogo, historiador e coordenador do departamento de Arqueologia da Cortiçol.
Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia, licenciou-se História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1971), e foi responsável por inúmeras escavações arqueológicas e coordenação de vários projetos, em conjunto com a esposa, a arqueóloga Maria Maia (falecida em 2011).
Do seu percurso como arqueólogo e investigador, a Câmara destaca a descoberta do depósito de lucernas de Santa Bárbara de Padrões, o inventário dos sítios arqueológicos do concelho e o Museu da Lucerna, onde assumia as funções de Conservador/Diretor.
Manuel Maia tinha 76 anos e era natural de Lisboa.
A Câmara Municipal de Castro Verde aprovou hoje, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento de Manuel Maia e “recorda toda a dedicação, empenho e amizade que Manuel Maia disponibilizou no desenvolvimento da sua atividade no concelho de Castro Verde, marcando de forma profunda o conhecimento que temos da nossa história, e apresenta as suas mais sentidas condolências a toda a família enlutada”.