Câmara de Castro Verde homenageia presidente da AACB

A Câmara Municipal de Castro Verde homenageia esta noite, José da Luz Pereira, presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), projeto associativo, iniciado há mais de três décadas.

A Cerimónia de Homenagem Pública decorre a partir das 21:00 horas, junto à Igreja dos Remédios, em Castro Verde.

A Câmara Municipal de Castro Verde salienta a liderança de José da Luz Pereira na Associação de Agricultores do Campo Branco, frisando que “abriu importantes caminhos e afirmou este relevante projeto na região”.

“Desde logo, com a criação da ADS do Campo Branco (1993), e um pouco mais tarde, com a constituição do Plano Zonal de Castro Verde (1994), que se revelou decisivo na afirmação de uma estratégia indispensável para a sustentabilidade da agricultura local”, destaca a autarquia.

“Foi a partir desse momento”, acrescenta, “que Castro Verde fez ainda mais caminho num projeto de sustentabilidade e comunhão entre a agricultura e a preservação ambiental, assente nas vastas planícies do Campo Branco e que, em 2017, levou à classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO”.  

“Todo este trajeto tem tido como figura central um homem discreto, com bom senso, afável no trato e nas relações institucionais. Com a sua audácia e persistência, a AACB continua a fazer história, seja em estudos e campos de ensaio, na prestação de serviços aos agricultores dos concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique, Aljustrel e Mértola, ou na criação de parcerias como a que levou à criação do Festival Sabores do Borrego, em conjunto com a Câmara Municipal de Castro Verde”, realça o município.

A homenagem a José da Luz Pereira realiza-se no âmbito das Comemorações do 4º Aniversário da Classificação do concelho de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, e conta com o concerto protagonizado pelo Grupo de Violas Campaniças e pelo músico Buba Espinho.