O município de Ferreira do Alentejo “definiu a participação cívica e o voluntariado como objectivos importantes da sua acção política”.
A Câmara acaba de ver publicado o regulamento municipal de voluntariado.
O documento determina os domínios de intervenção municipal.
A autarquia quer assumir-se “como factor de encontro e ligação entre a oferta e procura de voluntariado, entre as entidades que pretendam promover acções de voluntariado e as pessoas que pretendam nelas participar”.
A Câmara pretende também ser promotora de voluntariado, através da inclusão de voluntários em serviços municipais. Por outro lado, prevê a participação específica dos seus trabalhadores em acções de voluntariado, “designadamente que permitam aos mesmos participar em actividades e apoiar entidades sem fins lucrativos, com interesse para a comunidade local, mediante a disponibilização de horas de trabalho a ceder para o efeito”.
O município quer ainda apoiar actividades de voluntariado ou ajudar organizações promotoras de voluntariado.
O regulamento enquadra “a relação de apoio e de cooperação que existe e deve continuar a desenvolver-se entre o município e a associação humanitária dos bombeiros voluntário de Ferreira do Alentejo”.
José Guerra, vereador da Câmara de Ferreira, sublinha que o município pretende assim incentivar um “voluntariado qualificado”.