Câmara de Ourique fala em “milagre” da dívida

Numa nota enviada às redacções, a Câmara lembra que em 2005, “no início de um novo ciclo eleitoral a dívida municipal era de 22 Milhões de euros”.

Para a autarquia “os números são claros e ilustram um verdadeiro ” milagre de Ourique”: 22 Milhões em 2005; 5,9 Milhões em 2016. Menos 73% de dívida, sem deixar de fazer obra”.

Na mesma nota poder ler-se que “em dez anos, enquanto reintroduzia rigor nas contas públicas e concretizava a redução da dívida aos bancos e aos fornecedores, o Município de Ourique nunca deixou de estar focado no desenvolvimento de políticas para as pessoas, no investimento no nosso território e na valorização da marca Ourique Capital do Porco Alentejano”.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara, considera que “só um Município com as contas equilibradas pode desenvolver uma estratégia de desenvolvimento local sustentável e disponibilizar o conjunto de apoios sociais para as crianças, os jovens, as famílias e os idosos que existem em Ourique”.

Em seu entender “o Poder Local comprovou ser possível gerir com rigor, reduzir a dívida pública local e assegurar políticas sustentáveis para corresponder aos desafios do Mundo Rural”.