As escavações arqueológicas em curso junto à Quinta de São Brás, em Serpa, no âmbito da instalação de um novo projeto agrícola, revelaram “uma fossa escavada na rocha, contendo diversos enterramentos e deposições de restos de outros indivíduos, num total cerca de uma centena recolhidos até à data”, anuncia a Câmara de Serpa.
O número poderá vir a aumentar pois os trabalhos ainda decorrem com coordenação dos arqueólogos Consuelo Gomez e Jorge Vilhena.
De acordo com a autarquia, “na envolvente do sítio foram identificadas outras estruturas pré-históricas que apenas revelaram a presença de escassos materiais cerâmicos, enquanto que a fossa contendo os enterramentos e deposições constitui um caso de claro destaque pela presença de um conjunto tão significativo de indivíduos”.
A mesa fonte adianta que “o conjunto de fossas agora descoberto, e também parte de um fosso que delimitaria um recinto, fariam parte de um complexo maior que permanecia inédito e que engloba distintos tipos de estruturas, incluindo espaços funerários e outros onde ocorreriam determinadas práticas cerimoniais”.
Nas proximidades deste local já havia sido identificado um vasto recinto de fossos, genericamente enquadrado na mesma época.
Foto: Consuelo Gomez