Os dados das Estatísticas da Cultura 2015, agora publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para um aumento de 38,8 milhões de euros face ao ano anterior.
De acordo com o INE, este aumento deve-se ao crescimento das despesas com actividades culturais e criativas nas autarquias do Centro (25,8%), Algarve (17,5%), Alentejo (14,3%) e Norte (12,0%). Pelo contrário, em termos globais registaram-se diminuições nas despesas efectuadas pelo conjunto das autarquias da Área Metropolitana de Lisboa.
No total das Câmaras Municipais, as despesas em actividades culturais e criativas representaram 5,4% no orçamento de 2015. Os municípios das regiões do Alentejo, Região Autónoma dos Açores, Centro e Algarve foram os que destinaram maior proporção do seu orçamento. As Câmaras do Alentejo atribuíram à cultura 7,4% dos seus orçamentos.