Campeonato das Profissões é “momento de afirmação do Alentejo”

Beja acolhe a fase competitiva do Campeonato Nacional das Profissões. A iniciativa tem este ano como palco o Alentejo. A sessão de abertura realiza-se em Évora, no próximo Domingo. A competição desenvolve-se em Beja entre a próxima segunda e quinta-feira. O encerramento está marcado para Sines.

O Campeonato Nacional das Profissões é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional.

A iniciativa pretende, segundo os promotores, “demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários)”.

Na prova participam 370 concorrentes de todo o país. Em competição estão 39 profissões.

Os jovens vão mostrar as suas capacidades e procurar um lugar no campeonato da Europa, agendado para a Hungria, e no campeonato do Mundo, na Rússia.

Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), considera que este é um “momento de afirmação do Alentejo”.

De acordo com o responsável pelo IEFP no Alentejo, a região leva para o Campeonato uma equipa “motivada”.

Arnaldo Frade sublinha a importância da formação profissional para empresários e activos tendo em vista a melhoria da competitividade das empresas e a realização profissional dos trabalhadores.