Cáritas: “mala da partilha” pára em Ferreira do Alentejo

A Cáritas Diocesana de Beja, em cooperação com a paróquia de Ferreira do Alentejo, leva, hoje, pelas 12 horas, àquela vila o projecto “mala da partilha”.

A Cáritas quer que os migrantes “partilhem” a sua viagem e contem as histórias que trazem na bagagem.

A “mala da partilha “pretende, “criar e promover oportunidades para que as comunidades se abram àqueles que vieram de outros lugares do mundo, ou, até mesmo, de outros lugares do país e que trazem consigo histórias de viagem que explicam a razão pela qual saíram de sua casa, quais as dificuldades que encontraram, quais as dificuldades que tiveram de superar e, também, porque ouvir e partilhar implica mudança, conhecer quais os desafios que deixam às comunidades que os acolheram”, explica a Cáritas.

Ferreira do Alentejo foi o concelho escolhido dado o elevado fluxo migratório em resultado dos investimentos agro-industriais.

Na mala, que já percorreu várias dioceses, estão centenas de cartas escritas com as histórias de vida de quem teve uma viagem migratória para partilhar.

A Cáritas espera assim, “contribuir para um melhor entendimento e uma abordagem positiva e humana sobre a viagem migratória e os seus desafios”.

D. João Marcos, Bispo de Beja, participa na iniciativa.

A “mala da partilha” seguirá depois a sua viagem para a diocese do Funchal.