No âmbito das Comemorações do 7º aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Câmara Municipal de Castro Verde promove um conjunto de iniciativas que visa celebrar esta expressão cultural.
As comemorações decorrem, este sábado, 27 de novembro, e têm início com a abertura da exposição “O Cante e a Viola Campaniça”, a partir das 15:00 horas, no Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde.
A mostra apresenta “uma retrospetiva do cante e da viola campaniça que pretende reforçar a importância que ambas as expressões culturais assumem na afirmação e salvaguarda da tradição musical do concelho”, refere a autarquia.
A partir das 16:00 horas, o encontro faz-se no Cineteatro Municipal, em torno de conversas e modas que têm o cante do concelho como mote.
Segue-se, pelas 17:30 horas, a entrega de prémios aos vencedores do Concurso Poesia “Cante Nosso”, que teve como objetivo estimular a criatividade e premiar a produção de originais, tendo como temática obrigatória o Cante Alentejano.