Arrancou no passado mês de maio, no Agrupamento de Escolas de Castro Verde, um conjunto de Sessões de Educação e Sensibilização para uma Alimentação Saudável e Sustentável, dinamizado em período de atividades extracurriculares (AEC), em quatro turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
De acordo com a autarquia, “esta atividade promovida pelo município de Castro Verde, através de protocolo estabelecido com a ESDIME, integra uma iniciativa piloto relacionada com a promoção da alimentação saudável e sustentável nas cantinas de restauração coletiva escolares”.
O município explica que “o objetivo desta iniciativa prende-se com a sensibilização direta das crianças (e indiretamente dos educadores formais e informais, incluindo encarregados de educação) para a mudança de hábitos alimentares que permitam a transformação das ementas escolares e resposta das cantinas para uma alimentação saudável, equilibrada, sazonal, sustentável e com menor pegada ecológica possível, a partir dos princípios da Dieta Mediterrânica”.
“Pretende-se, ainda, que estas atividades sejam, também, uma forma de apoio ao desenvolvimento de outras competências relacionais e sociais”, afirma, ainda, a Câmara de Castro Verde.