A Divisão da Cooperação e Promoção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo partilhou, durante a última semana, experiências relacionadas com a política regional e urbana, na cidade italiana de Florença, durante uma sessão com duas comunidades da “REGIO peer-2-peer”.
Aquela organização participou em dois workshops subordinados aos temas “Comunidade de Capacitação Administrativa” e “Complementaridade do PRR e Política de Coesão”.
De acordo com a informação veiculada pela CCDR Alentejo, “as comunidades ‘REGIO peer-2-peer’ são redes de funcionários de administrações locais, regionais e nacionais que gerem o financiamento da UE proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Fundo de Coesão e do Fundo para uma Transição Justa, e unem forças para partilhar conhecimentos e práticas para utilizar os fundos de forma mais eficaz”.
A mesma fonte explica que estas comunidades pretendem “oferecer um espaço para os profissionais de todos os países da UE se encontrarem, discutirem e trabalharem em conjunto para resolver questões comuns relacionadas com a implementação da política regional e urbana da UE”.