A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, através do Programa Regional “Alentejo 2030” e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), assinam hoje, pelas 12h00, dois protocolos de colaboração.
“O primeiro protocolo estabelece um quadro de cooperação institucional e técnico-científica, destinado a potenciar sinergias entre o ensino superior e a administração pública regional”, revela o IPBeja.
O segundo protocolo prevê a criação e implementação do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus, que será lecionado no Instituto Politécnico de Beja a partir do ano letivo 2025/2026.
O Instituto adianta que “esta nova oferta formativa surge como resposta à crescente necessidade de profissionais qualificados na gestão, execução e avaliação de programas e fundos comunitários, especialmente no contexto do Programa Regional Alentejo 2030 e dos novos desafios associados à implementação de políticas públicas cofinanciadas pela União Europeia”.
“O curso foi concebido para dotar os formandos de competências técnicas, estratégicas e operacionais na gestão de fundos estruturais e de investimento europeus, contribuindo para uma administração pública mais eficaz, para o aumento da taxa de execução dos programas e para o reforço da capacidade institucional das entidades regionais e locais”, adianta a mesma fonte.