O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, afirmou que “o Alentejo já apresentou uma candidatura para ser uma região piloto para a atração de talento”.
O anúncio foi feito durante a abertura do “Seminário de Avaliação dos Fundos Europeus: dos Resultados do 2020 ao Plano de Avaliação do 2030” que teve lugar ontem, em Évora.
Em nota de imprensa enviada às redações, a CCDR sublinha que “este anúncio vem dar resposta ao desafio lançado pela Comissão Europeia, em janeiro de 2023, de incentivo ao aproveitamento do talento nas regiões da Europa, por forma a combater as mudanças demográficas marcadas pelo envelhecimento da população, taxas de natalidade em declínio e êxodo de jovens qualificados de várias regiões”.
O dirigente daquela entidade regional explicou que esta candidatura pretende “criar um ambiente propício para a formação e retenção de talentos, incluindo investimentos em educação, investigação e desenvolvimento, apoio a empresas locais e empreendedores”.
“Isso também envolve a concessão de bolsas de estudo e o fomento de incubadoras de startups e centros de inovação, para que os nossos jovens possam construir a sua carreira e assim contribuir para o crescimento económico do Alentejo”, acrescentou o mesmo responsável.