CDS-PP quer seguros para estragos provocados por javalis

O CDS-PP quer que o Governo elabore um estudo sobre a distribuição territorial da população de javalis em Portugal, que promova um seguro para culturas agrícolas que abranja estragos com animais selvagens e que implemente medidas para valorização da carne de javali.

O PP apresentou, na Assembleia da República, dois projectos de resolução onde defende a “criação de um seguro para as culturas agrícolas que abranja estragos com animais selvagens, de modo a permitir o ressarcimento dos agricultores e produtores florestais dos prejuízos provocados por javalis”.

O CDS defende ainda apoios a investimentos na aquisição e instalação de infra-estruturas de protecção de culturas agrícolas de ataques de javalis e outras espécies de caça maior, no quadro do PDR2020.

O PP quer também que sejam tomadas medidas “necessárias à promoção da carne de javali, com vista à sua valorização e ao acréscimo do seu consumo com segurança”.

É também defendida a elaboração de um estudo sobre a densidade, dimensão e distribuição territorial da população de javalis em território nacional.