Os deputados do CDS-PP Pedro Mota Soares, Patrícia Fonseca, João Rebelo, Filipe Anacoreta Correia e António Carlos Monteiro querem saber se as câmaras municipais do distrito de Beja sabem quantos idosos vivem isolados e/ou sozinhos nos seus concelhos.
Em requerimentos dirigidos a cada uma das autarquias do distrito de Beja, os deputados do CDS-PP quiseram saber, entre várias questões se os Municípios têm sinalizados, os idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, se as autarquias tem algum tipo de apoio aos idosos que vivem sozinhos, se existe algum protocolo com as IPSS ou Misericórdias, e se as autarquia desenvolveram ou tencionam desenvolver acções de sensibilização para que os idosos adoptem comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.
No caso de a autarquia não ter sinalizados os idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, os deputados, querem saber porque motivo não o fazem e se os tencionam sinalizar.
No comunicado enviado às redacções, o CDS refere ainda que “há cada vez mais idosos a viver sozinhos ou isolados. No último Censos Sénior, a GNR sinalizou em todo o país, 45.563 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, devido à sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa”.
O Grupo Parlamentar do CDS-PP defende que importa “garantir a existência de mecanismos efectivos de protecção que salvaguardem e atendam às particularidades, riscos e fragilidades dos mais idosos”.