O Grupo Parlamentar do CDS-PP dirigiu uma pergunta ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética sobre a fábrica de Fortes, concelho de Ferreira do Alentejo. O CDS quer saber se aquela unidade de transformação de bagaço de azeitona foi fiscalizada após as obras realizadas.
Os deputados questionam “se o ministro está em condições de confirmar que foram feitos os investimentos determinados pelo IAPMEI e que conduziram à suspensão da laboração da AZPO por infracções graves após ter ultrapassado valores limite de emissões permitidos por lei, se já foi feita alguma fiscalização à fábrica, de novo em laboração, depois da eventual concretização dos referidos investimentos e que diligências já assumiu o Governo em cumprimento de cada um dos 10 pontos constantes da Resolução da Assembleia da República”, apresentada pelo CDS-PP.
O projecto recomenda ao Governo, entre outras medidas, a realização de estudos epidemiológicos e ambientais, monitorização contínua e avaliação da actividade destas unidades industriais, medidas urgentes para mitigação dos efeitos poluidores e soluções técnicas a implementar e a conclusão de eventuais processos contra-ordenacionais.