CDS recomenda medidas na área do regadio

O CDS-PP apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a implementação de várias medidas na área do regadio.

O aumento da capacidade de armazenamento de água e de regularização interanual, a realização de planos de eficiência hídrica de todas as regiões com escassez de água e a criação de incentivos à instalação de energias renováveis nos aproveitamentos hidroagrícolas e nas explorações agrícolas com instalações de rega são algumas das propostas.

O CDS defende ainda condições para que nas bacias hidrográficas mais carenciadas sejam feitas ligações hidráulicas para transferência de água de pontos de armazenamento e/ou barragens, e melhores práticas de rega a par da modernização das infraestruturas de regadio existentes, apostando em equipamento de rega de precisão e em tecnologia da Agricultura 4.0.

A revisão dos tarifários, da legislação e dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas são outras recomendações.

O CDS entende que “é necessário e urgente que sejam criadas as condições necessárias à expansão da área infraestruturada para regadio e modernização das infraestruturas, e ao aumento da capacidade de armazenamento de água em todo o território nacional, principalmente nas zonas de interior mais carenciadas, apostando simultaneamente na sensibilização para melhores práticas de rega e no reforço da sustentabilidade territorial e ambiental do regadio”.