Os vereadores da CDU não concordam com o modelo aprovado e consideram que, desta forma, as actividades estão “só acessíveis a alguns”.
Para os vereadores da oposição, a dinamização destas actividades é decisiva na melhora da saúde e da qualidade de vida dos jovens do concelho e deveria ser assegurada “uma resposta universal e que garantisse o acesso e participação em situação de igualdade a todos”.
Manuel Nobre, vereador da CDU na Câmara de Aljustrel, enaltece a importância da actividade mas frisa que o pagamento sofreu um aumento de 50% face ao último ano em que se realizou. No entender no vereador, deveriam ser assegurados mecanismos que não excluíssem os jovens mais carenciados, como por exemplo, a redução do pagamento ou o seu ajuste de acordo com os rendimentos familiares.
Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, refere que esta é apenas uma das ofertas que integra o programa “Aljustrel, Terra Viva” que abrange todo o Verão com preços “bem mais apelativos” e ao alcance de toda a população. Quanto à actividade em causa, o autarca diz que a verba paga serve para fazer face às despesas da estadia, refeições e entrada num parque aquático. O apoio dos técnicos e transporte ficam a cargo da autarquia assegura Nelson Brito.