O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) está a promover o inquérito online “Utilização de Subprodutos da Agroindústria na Alimentação Animal”, junto dos produtores de animais.
De acordo com o CEBAL, o objetivo desta ação é “fazer o levantamento de informação, a nível nacional, sobre o uso de subprodutos nas dietas de animais de produção, para a definição de estratégias, baseadas no conhecimento, que promovam a sustentabilidade económica e ambiental do sector”.
O inquérito online pretende “aferir a realidade nacional quanto ao tipo de subprodutos utilizados e razões que levam a tal prática, informações fundamentais para caracterizar o nível da aplicação deste tipo de recursos nas explorações pecuárias, identificar constrangimentos e oportunidades, mas também para a promover o uso sistemático e informado dos subprodutos e a otimização dos recursos alimentares aplicados na produção animal”.
O CEBAL excplica que “as agroindústrias geram diversos subprodutos que podem ser utilizados na alimentação animal, substituindo parte das matérias-primas convencionais, diminuindo assim, a dependência de matérias-primas importadas e promovendo a circularidade de recursos nos sistemas de produção animal”.
Este trabalho é coordenado pelo CEBAL, com a colaboração do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Polo de Santarém, no âmbito do Grupo Operacional SubProMais – “Utilização de Subprodutos da Agroindústria na Alimentação Animal”.