Central fotovoltaica quer instalar-se em Selmes

Uma empresa de produção de electricidade quer instalar uma central fotovoltaica na freguesia de Selmes, concelho da Vidigueira. O investimento situa-se entre os 15 e os 18 milhões de euros. A central vai instalar-se a norte de Alcaria da Serra. A empresa investidora é a SunChapter X, com sede em Lisboa.

A central vai produzir por ano cerca de 35 GWh, um valor superior ao consumido naquele concelho.  A energia destina-se à comercialização directa em regime  de mercado, podendo ainda ser vendida a consumidores finais ou a comercializadores.

O concelho de Vidigueira passará assim a ser exportador de energia limpa, sublinha Helena d’Aguilar, a vice-presidente da Câmara Municipal, que realça a importância deste investimento.

A autarca acredita que a central pode avançar “muito em breve” uma vez que a documentação está “estruturada”. Nesta altura decorre a consulta pública do estudo de incidências ambientais.

A criação de postos de trabalho deverá ser mais significativa durante a fase de implementação do projecto.

No distrito estão em marcha outros investimentos do género, nomeadamente a construção de uma central fotovoltaica em Grandaços, no concelho de Ourique, que deve estar concluída dentro de um ano.