Centros de Saúde operam sem aquecimento. Utentes e profissionais de saúde relatam desconforto.
Os dois centros de saúde de Beja estão a funcionar sem aquecimento. Segundo fonte próxima da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) “esta situação perdura há mais de um mês e não há previsão para a solucionar”.
A mesma fonte revelou à Rádio Pax que, “a maioria dos equipamentos de climatização dos centros de saúde de Mértola, Moura, e Almodôvar” encontram-se no mesmo estado.
Com temperaturas mínimas de dois graus e com possibilidade de descerem mais, é complicado para profissionais e utentes sentirem este desconforto térmico, principalmente, durante a manhã.
“Imagine o que é, em manhãs frias, como a de hoje, às oito da manhã estar ali, naquela sala, mais de uma hora”, desabafou Manuel Andrade, de 78 anos, utente do Centro de Saúde da Rua Rainha Dona Amélia, em Beja.
“Tenho problemas de coração e estou aqui com os pés gelados. Não se aguenta”, acrescentou.
Um médico do mesmo centro de saúde disse à Rádio Pax que “para serem examinados, muitos dos utentes têm de se despir, o que é, deveras, constrangedor. Para mim e para as pessoas”.
Contactada pela Rádio Pax, a ULSBA admitiu que tem conhecimento da situação e que “o problema está a ser resolvido”. Tudo depende da disponibilidade da empresa (de Beja) para reparar todos os equipamentos.