A sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) acolheu uma reunião com os parceiros do projeto “Firepoctep”.
De acordo com a CIMBAL, tratou-se da terceira jornada das Reuniões Técnicas dos Grupos de Trabalho, com a finalidade de efetuar um ponto de situação das diversas atividades e de reajustar o cronograma até ao final do projeto.
No total, são os 21 parceiros de Portugal e Espanha que compõem este projeto, nomeadamente, instituições do Ensino Superior, autarquias, Comunidades Intermunicipais e Agências de Energia e Ambiente.
O objetivo passa por “identificar as Zonas Estratégicas de Gestão para minimizar o risco e impacto dos grandes incêndios, através de uma gestão integral da paisagem em face das alterações climáticas globais”.
“Fomentar a intervenção pública e privada, mediante experiências piloto, no âmbito da Economia Verde Circulare da investigação de novas oportunidades de mercado” é outra finalidade do “Firepoctep”.
Além disso, visa “educar a população rural fixa e ocasional sobre o risco dos grandes incêndios florestais, as boas práticas preventivas e a autoproteção”.
Trata-se de um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Interreg V A Espanha – Programa Portugal (POCTEP) 2014-2020.