CIMBAL aprova projectos do Prominent Med

O Conselho Intermunicipal da CIMBAL- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo autorizou a abertura do concurso para “Implementação de Soluções de Eficiência Energética nos edifícios dos Paços do Concelho de Mértola e Edifício de Serviços da Câmara Municipal Serpa”.

A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho, na passada segunda- feira, dia 10 de Setembro, nos Paços do Concelho de Aljustrel.

Na nota de imprensa enviada às redacções, a CIMBAL refere que “as intervenções irão beneficiar de apoio comunitário, ao abrigo do projecto Prominent Med, financiado pelo programa Interreg Med à taxa de 85%”.

Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal explicou à Rádio Pax que “os custos deste projecto são financiados a 100%”, sendo o investimento total previsto de “230 mil euros repartidos pelos dois concelhos”.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, o projecto Prominent Med “centra-se na utilização de contractos públicos para a aquisição de inovação (PPI), de modo a estimular a adopção de produtos e serviços inovadores que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços públicos”. O objectivo é “contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, activando uma procura do mercado, levando a indústria a aumentar a sua cadeia de produção por forma a colocar produtos no mercado com uma boa relação qualidade / preço e num curto período de tempo”.

O presidente do Conselho salienta ainda que o Prominent Med “é um projecto europeu com diferentes parceiros por toda a Europa, que visa tornar os edifícios menos dependentes e menos consumidores de energia eléctrica”.

No mesmo documento é referido que o “recurso a este projecto comunitário, da qual a CIMBAL é parceira, permitiu proporcionar estas duas intervenções em edifícios municipais, as quais não tinham outro enquadramento, em sede de comparticipação comunitária”.