CIMBAL avança com “Feira das Bibliotecas”

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) tem aprovada uma candidatura ao Alentejo 2020 para a realização da “Feira das Bibliotecas”.

A iniciativa decorre até final do ano, de forma itinerante, nas Bibliotecas Públicas dos 13 Municípios da CIMBAL.

O projecto pretende “promover o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas junto das pessoas das suas comunidades, sublinhando assim a importância estratégica das bibliotecas no território e no exercício de uma cidadania mais informada e consciente, através do contributo dos serviços prestados para o desenvolvimento pessoal e social”, revela a CIMBAL em nota de imprensa.

A Feira estará durante 2 semanas em cada Biblioteca da região, para dar a conhecer, não só os serviços prestados por cada biblioteca de uma forma única e inovadora, como também promover gratuitamente a participação da comunidade em diversas actividades como: sessões de mediação leitora para pais e filhos; a possibilidade de conversar com autores e escritores; espectáculos de poesia e música e ainda uma exposição itinerante sobre o universo das bibliotecas.

A “Feira das Bibliotecas” está orçada em cerca de 87 mil euros com financiamento a 85%.

Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, sublinha que se trata de um projecto “muito importante” desenvolvido numa perspectiva intermunicipal.

A iniciativa é da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo (RIBBA), constituída em 2018 pela CIMBAL e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGBAL).