CIMBAL cria programa para apoiar sectores da cultura e do turismo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a criação de uma Rede Intermunicipal de Cultura e Turismo do Baixo Alentejo.

A decisão, por unanimidade, surgiu no âmbito da última reunião mensal do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

A Rede vai ter como objetivo principal, a dinamização de duas candidaturas aprovadas no Alentejo 2020, nomeadamente, “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo” e “Património Cultural Imaterial do Baixo Alentejo – Proteção, Valorização, Promoção e Divulgação”.

Além disso, o novo projeto pretende “criar melhores condições de atratividade turística para o território” e “apoiar os sectores da cultura e do turismo”.

Para Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL este é mais um projeto em que se procura promover o trabalho coletivo dos 13 municípios que compõem a CIMBAL, “que só pode trazer bons frutos a todos”.

O comunicado da CIMBAL destaca, ainda, desta reunião, a aprovação de um procedimento de aquisição de serviços, tendo por objeto a “Concepção e Produção do Guia dos Museus do Baixo Alentejo”, uma proposta elaborada no âmbito da Rede de Museus do Baixo Alentejo.

A mesma fonte refere, igualmente, que foram aprovados os pedidos de abertura de procedimento para implementação do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”, financiado pelo EEAGrants e desenvolvido em parceria com a EDIA.