No passado dia 22 de fevereiro, teve lugar a primeira reunião deste ano, da Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo, com recurso a formato digital.
Esta rede é constituída pelos 13 municípios que compõem a CIMBAL. Contudo, tendo em conta “as temáticas em discussão, a reunião foi alargada aos Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais da região, e outras entidades de relevo”, explica o comunicado da CIMBAL.
Dos assuntos analisados, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo destaca a apresentação do Projeto CITYZEN pela IRRADIARE, financiado pelo Interreg Europe, vocacionado para a agricultura urbana e com o objetivo de criar algumas hortas piloto nalgumas escolas do Baixo Alentejo.
Além disso, foi ainda feito o ponto de situação das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto + Sucesso Educativo, com destaque para o Observatório de Educação para o Baixo Alentejo, que já disponibiliza um conjunto de indicadores da região e proporciona aos municípios e escolas, importantes ferramentas para a gestão da educação.
A CIMBAL revela que foi, igualmente, feito um ponto de situação dos trabalhos realizados pela Equipa do CIES – ISCTE quanto à elaboração do Plano Estratégico de Educação e Revisão das 13 Cartas Educativas Municipais.
Na reunião foi, ainda, feita a apresentação de resultados do Diagnóstico Regional de Necessidades de Qualificações no Baixo Alentejo (SANQ), a cargo da Quaternaire Portugal.
A CIMBAL refere que “esta rede continua a assumir-se como um fórum dinamizador da promoção do Baixo Alentejo, como uma região educadora pela inclusão e inovação”.