Cinco casos de Covid-19 nos Bombeiros de Beja

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Beja anuncia, em comunicado, a existência de 5 casos positivos de Covid-19 nas suas instalações.

“Ao que se sabe” o surto “não teve origem relacionada com socorro ou transporte de doentes”, explica a nota, acrescentando que resultou da “transmissão local na comunidade”.

No seguimento da deteção destes casos, e depois de contactada a Autoridade de Saúde, os 5 bombeiros da Corporação de Beja ficaram em isolamento profilático, assim como, “outros 18 bombeiros que tiveram contactos de alto risco”.

A mesma fonte adianta que em colaboração com a Câmara de Beja, a Asscoiação está a “reunir esforços para que” se possa proceder à testagem de “toda a população” daquele Corpo de Bombeiros o mais rapidamente possível”, de forma a “despistar outros eventuais casos” e “tomar medidas” adicionais.

O comunicado recorda que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Beja tem, desde março de 2020, acionado o Plano de Contingência interno e, desde então, tem procedido “diariamente à desinfeção de instalações, veículos e equipamentos”.

Os Bombeiros de Beja sublinham que “estão em condições de garantir o socorro à população”, bem como, de assegurar “a segurança sanitária a todos os doentes transportados pela corporação” e as demais funções de socorro.

Fotografia: Bombeiros Voluntários de Beja (2012)