CM Beja coloca dois painéis de Risco de Incêndio em meio rural

O Município de Beja colocou dois painéis indicativos do Risco de Incêndio em meio rural.

Esta informação à população surge no âmbito da candidatura intermunicipal da CIMBAL- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo “Proteção contra riscos de incêndios- sustentabilidade e eficiência no uso de recursos”.

 De acordo com a Câmara de Beja, “os locais para colocação dos painéis foram estrategicamente escolhidos”. Um está junto ao estacionamento da mata das merendas na cidade de Beja e outro à entrada do perímetro florestal da Cabeça Gorda e Salvada, atualmente designado por parque biológico da Cabeça Gorda.

“Os locais escolhidos são zonas onde a probabilidade de ocorrer um incêndio são maiores na área do concelho. A mata das merendas é um local muito frequentado no tempo quente pelos munícipes de Beja e o parque biológico é a maior mancha florestal do concelho de gestão pública, sob tutela das juntas de freguesia da Cabeça Gorda e da Salvada”, refere a autarquia.

Os painéis apresentam cinco classes de Risco de Incêndio: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo.

A cor atribuída a cada classe de Risco representa a severidade do mesmo, bem como o estado dos combustíveis florestais e da meteorologia, de modo a prever as condições de início e propagação de um incêndio.