CM Beja “surpreendida” com abaixo assinado dos “Amigos da Casa da Cultura”

A Câmara de Beja diz-se “surpreendida” com o teor do abaixo-assinado dos “Amigos da Casa da Cultura”, que solicitam que o espaço feche nos meses de Verão às 23 horas, de forma a garantir a realização dos vários ateliers que se realizam em horário pós-laboral.

Nos meses de “julho e agosto” a Casa da Cultura “tem fechado sempre às 17:30h”. Paulo Arsénio, presidente da autarquia explica que, este é “um pedido anual, [por parte do responsável daquele espaço]”.

Dada a situação atual da Covid-19, “a Câmara decidiu reiniciar os ateliers que não são da sua responsabilidade direta apenas em setembro, como forma preventiva de minorar riscos para a saúde pública”.

Ainda assim, o Município autorizou “que funcionassem, logo a partir de junho se houvesse interessados, os quatro atelieres que administra diretamente- Banda Desenhada, Barro, Ilustração e Madeiras- sujeitando até final de agosto a reavaliação os restantes 12 ateliers que são ministrados por pessoas externas ao Município.

Os quatro ateliers autorizados “terão de funcionar até final de agosto até às 17:30h, como sempre sucedeu no passado e sem que isso nunca tenha motivado qualquer abaixo-assinado”.      

Em relação aos restantes 12 atelieres, o presidente da Câmara de Beja disse à Rádio Pax que “estão a ser avaliados” e que dependendo da situação epidemiológica da Covid-19 [nessa altura] abriram todos [os ateliers] ou só apenas, aqueles que se justificarem”.