A Câmara de Mértola renovou o protocolo de colaboração com os Bombeiros daquela localidade.
Esta renovação “garante um investimento crucial por parte da autarquia, para fazer face às necessidades reais com que se depara atualmente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola”.
Ao abrigo do presente protocolo, a Autarquia assegura um reforço da verba anual de apoio ao investimento, e para além deste apoio financeiro, têm sido apoiadas outras medidas consideradas fundamentais num momento de dificuldades acrescidas.
Assim, de forma a fortalecer e assegurar as melhores condições ao desenvolvimento da sua atividade e para uma rápida resposta às necessidades da população e do território, foi financiado o funcionamento das equipas ECINS e ELACS, no período entre maio e outubro de 2020, no valor de 8 mil e 800 euros.
Para a compra de uma viatura de transporte de doentes não urgentes, foi aprovado um apoio financeiro no valor de 23 mil e 195 euros e também um apoio financeiro para a reparação da viatura de desencarceramento, no valor de 23 mil e 750 euros.
No que concerne ao Serviço Municipal de Proteção Civil, a autarquia diz reconhecer o papel fulcral dos bombeiros como uma parceria indispensável para dar resposta eficaz na prevenção e proteção de pessoas e bens, desta forma, no presente ano, a verba atribuída é de cerca de 75 mil euros.
Mário Tomé, vereador da Câmara refere que é fundamental esta parceria para que o socorro possa continuar a ser “prestado da forma eficiente”.
O vereador diz ainda que tendo em conta situação atual da pandemia da Covid-19, o Município tem “prestado apoio financeiro e institucional”, não só aos Bombeiros, como a várias instituições do concelho.