CM Moura entregou kits de combate a incêndio às Juntas de Freguesia do concelho

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e o presidente da CIMBAL, Jorge Rosa estiveram presentes, ontem, na sessão de entrega à Câmara Municipal de Moura de equipamentos adquiridos ao abrigo da candidatura intermunicipal de “Proteção contra Riscos de Incêndios – Baixo Alentejo”.

De acordo com a CIMBAL, “a candidatura foi aprovada pelo Alentejo 2020, com financiamento comunitário de 85% do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

O presidente da autarquia de Moura, Álvaro Azedo, aproveitou o momento para disponibilizar cinco kits florestais de primeira intervenção de combate a incêndio, às cinco uniões/juntas de freguesia do concelho, representadas pelos seus presidentes.

No âmbito desta candidatura, o município de Moura recebeu, ainda, dois biotrituradores/estilhaçadores e sirenes de aviso para as populações, assim como, serão adquiridos cinco equipamentos para pontos de água, a implementar nas maiores zonas de risco do concelho (Herdade da Contenda e Ferrarias – Amareleja).

A candidatura intermunicipal “Proteção contra Riscos de Incêndios – Baixo Alentejo”, promovida pela CIMBAL, num investimento total superior a 927 mil euros, envolvendo os treze municípios, permitiu adquirir 10 tanques (pontos de água); 10 kits florestais de primeira intervenção de combate a incêndios e 15 biotrituradores/estilhaçadores possibilitando, assim, uma maior resiliência do território para fazer face a incêndios rurais.