“Beja Consegue” apresenta moção em defesa dos agricultores

A coligação “Beja Consegue”, liderada pelo PSD, apresentou um conjunto de propostas na última sessão da Assembleia Municipal, com vista a defender os interesses dos agricultores.

Para a coligação, a agricultura é “um dos pilares essenciais da sociedade portuguesa e da região”, sendo que o setor tem atravessado um “mau momento”.

A mesma fonte considera que o “Governo deve analisar os eventuais efeitos da extinção das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) com a transferência das suas competências do Ministério da Agricultura, podem levar ao distanciamento da realidade agrícola do território e aumentar a burocracia e o tempo de resposta necessário”.

A subida dos preços de abastecimento de água para as explorações agrícolas, a disponibilidade deste recurso para assegurar o abeberamento dos animais e a situação de seca que o país e a região atravessam são algumas das preocupações manifestadas pelos eleitos da coligação.

Nuno Palma Ferro, vereador eleito pela coligação “Beja Consegue”, salienta que a agricultura é o “maior motor económico” que existe na região.

A moção foi aprovada pela Assembleia Municipal de Beja e vai ser enviada ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministério da Agricultura e à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).