14°C
Scattered clouds

“Começa a ser normal Câmara de Mértola perder processos na justiça” diz CDU

“Começa a ser normal Câmara de Mértola perder processos na justiça” diz CDU

A Comissão Coordenadora da CDU no Concelho de Mértola vem, nota de imprensa, dizer que “começa a ser normal a Câmara de Mértola perder processos na justiça”.

A afirmação surge no âmbito da “demissão forçada” do chefe de gabinete do Presidente da Câmara de Mértola, Luís Madeira.

“O Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara foi obrigado a demitir-se. Não foi o próprio que se demitiu de livre vontade. Foi demitido pelos Tribunal, ’sem apelo nem agravo’, lê-se no documento enviado às redações.

Para a CDU “começa a ser normal a Câmara de Mértola perder processos na justiça. Este foi apenas mais um. Aguarda-se o desfecho de outros (…)”, refere.

“A decisão do Supremo Tribunal Administrativo é de grande gravidade e ainda mais grave se torna, já que quando questionado (…) o Presidente referiu que, e cita-se, ‘relativamente à incompatibilidade do Chefe de Gabinete, o Presidente  respondeu que não há qualquer incompatibilidade e que perante as comunicações e queixas apresentadas, irá ser mantida a posição, que já foi avaliada com documentos que comprovam  a  legalidade  da  situação’. Esta afirmação é de uma gravidade extrema, pois a maioria municipal, sabia, que desde 16 de janeiro de 2019, existia uma sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, que, demitia o Chefe de Gabinete. Também na Assembleia de Freguesia esta questão foi levantada pela oposição, sem que tenha sido esclarecida.”

Na nota, a CDU quer saber “quantos milhares de euros gastaram a Câmara de Mértola e a Junta de Freguesia, em escritórios de advogados, recursos e outras despesas com justiça, relativamente a este processo”.

“Sabendo o Presidente da Câmara desde pelo menos 16 de janeiro de 2019, que o Chefe de Gabinete por si nomeado estava numa situação ilegal, e tendo decidido não o demitir de imediato ao arrepio da Sentença do  Tribunal, isso quer dizer que se houver lugar à reposição dos milhares de euros auferidos pela pessoa em questão em vencimentos e outros abonos, será o Presidente da Câmara a suportar esses montantes que saíram dos cofres do município?”.

“O silêncio oficial da maioria do PS na Câmara Municipal acerca deste gravíssimo processo, assim como dos órgãos desse partido aos mais diversos níveis, nomeadamente os Concelhios isso quer dizer o quê?”, questiona ainda a Coligação Democrática Unitária.

Recorde-se que Luís Madeira, presidente da Junta de Freguesia de Mértola já não exerce funções de chefe de Gabinete na Câmara de Mértola.

Em causa está um processo no Ministério Público face à sua situação profissional e aos cargos que ocupa.

Luís Madeira desempenhou “funções no Gabinete de Apoio aos Eleitos, trabalhando diariamente com o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Rosa, desde 2009, inicialmente como Adjunto do Presidente e desde 2013 até à presente data como Chefe de Gabinete”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Alegada homicida de casal de idosos alemães em Beja nega autoria do crime (act.)
8
ciclismo
Volta ao Alentejo em Bicicleta está na estrada

Recomendado para si

PSP de Moura
25/03/2024
Requalificação da Esquadra da PSP de Moura avança em breve
migrantes
25/03/2024
Distrital de Beja do Chega defende integração dos migrantes
Assembleia
25/03/2024
Assembleia Municipal de Beja vota empréstimos para beneficiação das estradas
21/03/2024
Deputado comunista em missão pelo Baixo Alentejo
21/03/2024
CDU em Declínio: PCP preocupado com queda de votos em Beja
20/03/2024
Equipamento de Ressonância Magnética é hoje inaugurado em Beja
20/03/2024
Alvito prepara investimento na melhoria das estradas municipais
17/03/2024
Distrital de Beja do Chega exige sentido de Estado a “alguns atores políticos”