Concelho de Ourique tem 12 novos oleões

O Município de Ourique e a RESIALENTEJO estão a instalar 12 oleões em todo o concelho de Ourique, com o objetivo de promover “mais um esforço de desenvolvimento das melhores soluções para a sustentabilidade e preservação ambiental”.

Os oleões destinam-se à colocação do óleo alimentar usado, em garrafas de plástico limpas, após o seu arrefecimento, contribuindo para um melhor ambiente.

A iniciativa conjunta contribui, segundo a autarquia de Ourique, para “a promoção da sustentabilidade no concelho contando, uma vez mais, com o sentido cívico de todos, algo que tem sido reafirmado nos projetos ambientais que têm sido desenvolvidos como o da reciclagem”.

Na sede de concelho os oleões estão instalados na Rua Gonçalo Nobre Valente, no Bairro do Rosal, na Rua de Almodôvar e no Rossio do Poço.

Na Aldeia de Palheiros pode encontrar um oleão na Rua da Casinha e, em Santana da Serra, na Rua Manuel Martins.

Em Panóias, o oleão localiza-se na Rua do Lagar, em Grandaços, no Largo do Café, em Santa Luzia, na Estrada do Vale e em Garvão, na Rua da Sardôa e no Largo D. Afonso III.

A autarquia recorda que o despejo de óleos alimentares usados, nos esgotos, danifica os canos das habitações, potenciam o aparecimento de pragas, poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se, assim, um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.