A ACOS – Associação de Agricultores do Sul revela que já está aberto o prazo para envio de amostras ao 13º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. As amostras de azeite podem ser enviadas até ao dia 29 de março.
Em comunicado, a ACOS explica que “podem participar neste concurso, o único de índole internacional realizado em Portugal, produtores individuais, associações de produtores, cooperativas, empresas embaladoras devidamente registadas nacionais e internacionais”.
A mesma fonte frisa que “o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja tem estado há vários anos no 1º grupo do ranking World’s Best Olive Oils, com a pontuação máxima”.
Cada concorrente só poderá apresentar um azeite virgem extra por cada uma das categorias a concurso: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e azeites do Hemisfério Sul.
Os azeites terão obrigatoriamente de ser da campanha de 2023/2024, exceto os provenientes do Hemisfério Sul, que devem ser da campanha de 2022/2023.
As amostras deverão ser apresentadas em recipiente de vidro escuro e com sistema de abertura inviolável, acompanhadas de uma etiqueta com código de identificação do concorrente.
Uma das amostras deverá ser enviada a um laboratório para análise química a vários parâmetros. Deverá, também, ser enviada uma amostra a um Painel de Prova Organolética reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI).
O regulamento do concurso, com todas as informações necessárias e respetiva ficha de participação, redigido em quatro línguas, pode ser consultado no site do concurso.