Covid-19 “ataca em força” na Vidigueira

O concelho de Vidigueira vive, neste momento, uma explosão de casos de infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com os últimos dados divulgados pela autarquia existem, atualmente, 91 casos ativos: 48 na freguesia de Vila de Frades, 41 na freguesia de Vidigueira e 2 na freguesia de Selmes. Uma informação confirmada, esta manhã, à Rádio Pax, pelo presidente do município.

A gravidade da situação já levou, Rui Raposo, presidente do município a fazer dois comunicados à população no espaço de 48 horas.

Apesar de, na última semana, se ter verificado um aumento substancial no número de casos de Covid-19 no concelho vidigueirense, na atualização da lista dos concelhos de risco, anunciada a 17 de dezembro pelo Governo, o concelho de Vidigueira mantém-se na situação de risco moderado.

Segundo o município, “tal resulta pelo facto da avaliação ter tido em conta um intervalo de datas que não contemplou, ainda, a atual realidade do concelho e que terá efeitos, apenas, na próxima avaliação”.

Tendo em conta a evolução dos níveis de propagação da doença e a necessidade de garantir condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio, a Câmara Municipal adotou um conjunto de medidas.

A suspensão do atendimento público presencial da autarquia, privilegiando o contacto telefónico ou digital e o encerramento ao público de alguns equipamentos municipais foram duas das medidas adotadas pelo município.

Neste momento, estão encerrados: Polidesportivos, o Estádio Municipal, o Pavilhão Municipal, o Museu Municipal de Vidigueira, o Centro Interpretativo do Vinho da Talha, em Vila de Frades, o Centro Social de Vidigueira, o Centro Multifacetado de Novas Tecnologias e, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Sítio Arqueológico de S. Cucufate, em Vila de Frades.

Existem, igualmente, espaços comercias encerrados.

A Câmara Municipal continua em permanente contacto e estreita colaboração com as autoridades competentes de Saúde Pública, para avaliação da situação, de forma a poderem ser alteradas ou tomadas medidas complementares.

O Município de Vidigueira recomenda à população que, “sempre que possível, permaneça em casa, evitando ajuntamentos e a circulação na via pública”, apelando “à colaboração de todos no cumprimento das normas de prevenção do contágio para que, com serenidade e com a maior brevidade possível, possamos ultrapassar esta situação que nos toca a todos”.