Covid-19: Período de Natal com alívio de restrições

Portugal entra, a partir da meia-noite, desta quinta-feira, dia 24, no sétimo período de estado de emergência. Irá vigorar por mais duas semanas, ou seja, até 7 de janeiro de 2021.

O Governo reavaliou a situação epidemiológica de cada concelho, atualizou a lista dos concelhos de risco, manteve as regras anteriormente definidas para o período do Natal e procedeu ao agravamento das medidas para o período do Ano Novo.

Para o período de Natal, será permitida a circulação entre concelhos. Quanto à circulação na via pública, na noite de hoje para amanhã, só é permitida para quem se encontre em viagem. Nos dias 24 e 25, pode circular-se até às 02.00 horas do dia seguinte. Já no sábado, dia 26, a circulação na via pública pode ser feita até às 23.00 horas.

O alívio das medidas, também, se verifica no sector da restauração. Os restaurantes podem estar abertos até à 01:00 hora, nas noites de 24 e 25, estando, apenas, limitados no sábado, dia 26, podendo funcionar até às 15:30 horas, nos concelhos de risco muito elevado e extremo, como é o caso de Serpa e Mértola.

O primeiro-ministro esclareceu que as medidas mais severas do Ano Novo servem para permitir um Natal com um alívio de restrições. Contudo, António Costa sublinhou a importância de haver a máxima prudência nos festejos de Natal, sugerindo que passemos o “mínimo tempo possível à mesa”, apelando ao uso de máscara também sempre que possível.