O surto de Covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel provocou a morte de seis utentes, mas já “está debelado”, revelou, hoje, o provedor da instituição.
“O surto está debelado, felizmente, não sem nos deixar seis falecimentos, que lamentamos imenso”, disse o provedor, Manuel Frederico, lembrando que os idosos que morreram, também, padeciam de “várias patologias”.
No total, o surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Aljustrel, detetado a 20 de janeiro, atingiu 39 utentes (incluindo as seis vítimas mortais) e 11 funcionárias da instituição, que já regressaram ao trabalho.
Segundo o provedor, na última testagem, “já não se registou qualquer caso positivo” entre utentes e funcionárias, “de tal modo que até já houve lugar à vacinação” contra a Covid-19.
A primeira dose da vacina foi ministrada, na sexta-feira passada, aos 29 utentes que sempre testaram negativo e a 50 funcionárias da Misericórdia de Aljustrel.
“Diria que, felizmente, as coisas estão a voltar à normalidade e esperamos que não haja nenhum volte-face, pois, já tivemos a nossa ‘dose’”, concluiu Manuel Frederico.
Rádio Pax/Lusa