Creche gratuita para todas as crianças até ao 2º escalão de rendimentos

A creche passou, desde a passada quarta-feira, a ser gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos, segundo portaria publicada em Diário da República. A Rádio Pax ouviu o presidente da direção de uma IPSS em Beja sobre esta matéria.

A medida estava incluída na proposta de lei das Grandes Opções (GO) para 2021-2025 e vê agora a luz do dia, sendo destinada a todas as crianças de agregados familiares até ao segundo escalão de rendimentos (até 6.143,34 euros por ano) e que frequentem as respostas sociais creche, creche familiar ou ama.

“Esta era uma resposta que estava em falta por parte do Estado”, salienta Luís Amaro, presidente da direção do Centro Infantil Coronel Sousa Tavares, em Beja, referindo que “é sempre de salutar este tipo de medidas de apoio à família”.

Quanto ao impacto da medida, em particular, na instituição, Luís Amaro explica que “as mensalidades dos utentes são uma receita importante”, contudo, frisa que “se a compensação da Segurança Social permitir trabalhar com qualidade é ouro sobre azul”.