Crianças animam ruas do distrito em desfiles de Carnaval

As escolas do distrito de Beja saem hoje à rua para os tradicionais desfiles de Carnaval.

Em Beja, o corso vai juntar centenas de crianças. Para as 9h30 está marcada a concentração de pequenos mascarados, em frente da Casa da Cultura. O desfile tem início previsto para as 10 horas e vai passar pela Rua Luís de Camões, Jardim do Bacalhau, Portas de Mértola e Casa da Cultura.

A iniciativa é da Câmara de Beja com o apoio da PSP e com a participação de toda a comunidade escolar de Jardins de Infância, 1º Ciclo do concelho de Beja e Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Os alunos das escolas de Castro Verde saem também à rua, esta tarde, a partir das 14h30, para festejar o Carnaval.

Animação musical não vai faltar, com a “Banda às Riscas”.

A acção é organizada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével, com o apoio da Câmara de Castro Verde, do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, do Lar Jacinto Faleiro e da GNR.

Também em Moura se celebra o entrudo. Este ano o tema central do tradicional Carnaval das Escolas é “Os Oceanos”. Nas ruas da cidade, passeiam caranguejos, cavalos-marinhos, medusas e peixes, entre outros animais marinhos.

A concentração das escolas participantes está marcada para as 10 horas, no Largo de São Francisco, em Moura.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Moura em colaboração com a comunidade educativa.

Com concentração marcada também para as 10 horas, está também o corso de Carnaval em Amareleja e em Santo Aleixo da Restauração e Póvoa de São Miguel.

Aljustrel vai vestir-se a rigor para também celebrar mais um Carnaval.

As ruas da vila alentejana vão encher-se de pequenos foliões para o Desfile das Escolas que está agendado para as 10h30 na Praça da Resistência.

Este ano foi o Agrupamento de Escolas de Aljustrel que sugeriu o tema de Carnaval que assenta nas “Alterações Climáticas” e na “Sustentabilidade do Planeta”.

O trânsito vai estar condicionado nas ruas adjacentes à Praça da Resistência.

A Câmara Municipal de Aljustrel apoiou as escolas públicas com uma comparticipação financeira para adquirirem materiais para os disfarces e elementos alegóricos.

A organização do evento é da Câmara com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Aljustrel, do Infantário “A Borboleta”, da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, e do Centro de Apoio à Pequena Infância (CAPI) de Messejana.