A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) leva a cabo a partir desta sexta-feira, a iniciativa, “Hoje ofereço eu”, uma campanha que pretende auxiliar, simultaneamente, os produtores de vinho e a restauração da região.
O objetivo é promover o consumo de vinho, no contexto de pedidos de entrega de refeições ao domicílio.
Os restaurantes aderentes vão definir, todas as semanas, o menu para a iniciativa, selecionando um prato da sua ementa e harmonizando-o com uma garrafa de vinho alentejano da sua carta. Por cada pedido deste menu especial será oferecida uma segunda garrafa de vinho de um produtor vitivinícola da região distinto.
Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “ao oferecer uma garrafa diferente daquela pela qual o consumidor optou, é uma possibilidade de dar-lhe a conhecer novos vinhos e permitir que esse produtor estabeleça um contacto profícuo com um restaurante no qual ainda não vendia o seu produto. É uma iniciativa que, a longo prazo, esperamos ver resultar num maior volume de vendas dos vinhos da nossa região e numa maior liquidez das empresas vitivinícolas”.
Na origem desta iniciativa está também, entre outros fatores, a desaceleração de mais de 50% das vendas de vinho registadas em 2020.