Desfalque, incêndio e maus tratos em Lar de Ourique

O Lar da santa Casa da Misericórdia de Ourique está acusado de maltratar os idosos.

Segundo avança o Correio da Manhã, António José de 87 anos entrou para o Lar no início do mês passado. Orlando José, o filho do idoso, visitou o octogenário ao fim de oito dias. Segundo relatou ao Correio da Manhã, “estava muito magrinho e com sinais de desidratação, barba por fazer, atado a um cadeirão, tombado para o lado e com papa seca na boca, que parecia cimento”.

Nesse mesmo dia, António José foi examinado pela enfermeira de serviço do lar e por um médico que terá “encontrado fungos na garganta e na boca”, do octogenário.

O idoso foi de imediato transportado para o hospital de Beja.

Para além do “estado clínico de desidratação”, António tinha também, “uma ferida junto ao ânus e a anca deslocada”. Após alta hospitalar o octogenário regressou a casa.

Recorde-se também que na semana passada, um incêndio no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Ourique obrigou à retirada de 77 idosos das instalações.

Já em Março deste ano, e segundo o jornal Correio da Manhã “a Santa Casa da Misericórdia de Ourique foi alvo de um desfalque financeiro que pode ultrapassar os 100 mil euros”.

Estes casos estão a ser investigados.