A Direção Geral da Saúde (DGS) já definiu os critérios de vacinação contra a Covid-19. De fora ficam os idosos com mais de 75 anos de idade.
O primeiro grupo a usufruir da vacina serão as pessoas que têm entre 50 e 75 anos e que sofrem de doenças graves. Esse grupo inclui, também, utentes e funcionários dos lares de terceira idade e profissionais de saúde que desempenham funções da linha da frente, no combate à pandemia.
Numa segunda tranche de vacinas serão incluídas as pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças de risco, mas de menor gravidade, assim como os restantes profissionais de saúde e outras pessoas institucionalizadas.
Segundo a DGS a exclusão de idosos com mais de 75 anos do grupo de vacinação prende-se com o facto de não terem sido, para já, “apresentadas evidências científicas da eficácia das vacinas neste grupo”.
No entanto, António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, garantiu, na passada sexta-feira, em Beja, que “os idosos- sem limite de idade- e os doentes com comorbidades, serão uma prioridade, para este Governo”, no que diz respeito à toma da vacina contra a Covid-19.