Dia da Mulher é celebrado no distrito

Beja celebra o Dia Internacional da Mulher com uma palestra no auditório da Biblioteca Municipal. Intitulada D. Beatriz, Infanta e Duquesa uma mulher na história de Beja, a iniciativa está agendada para as 15h30.

“One Billion Rising” é o tema do espectáculo de dança performativa e de sensibilização para o fim da violência contra as mulheres que é apresentado no Jardim Sousa Prado, em Odemira, às 14h30. O objectivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher, apelar ao fim da violência contra o sexo feminino e à promoção da igualdade de género.

Em Mértola decorrem iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia e pelo Município. Está prevista uma aula de Belly Step Dance, na praça de táxis e um jantar convívio.

As participantes têm direito a uma lembrança de oferta e podem também assistir ao espectáculo musical com o grupo “Os Alentejanos”, no cineteatro Marques Duque.

Na vila museu, as comemorações estendem-se até sábado. As mulheres do concelho vão visitar a Quinta da Regaleira, em Sintra, e terão também um almoço de convívio.

Moura assinala a efeméride até domingo. Hoje são oferecidas flores às mulheres do comércio local, da autarquia e da população em geral. Esta tarde realiza-se o colóquio “Ser Mulher…na Família e no Trabalho” e uma aula de natação feminina.

Amanhã, no Cine- Teatro Caridade, tem lugar a peça de teatro “Mariana num mundo igual”, destinada aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho.

Em Moura está ainda prevista a caminhada “Mulher Saudável” (sábado) e o concerto com Fernando Daniel. O espectáculo musical tem lugar no Pavilhão de Exposições.

Inserido nas comemorações do dia da Mulher, a Biblioteca Municipal de Cuba tem patente até ao final do mês a exposição de fotografia “Mulher amor e aço”.

No Sobral da Adiça, as comemorações começaram a dia 3 de Março e estendem-se até sábado. Para amanhã está prevista uma noite de fados. No sábado há a actuação do grupo coral feminino “Flores da Adiça” e a actuação dos grupos de sevilhanas “Las Romeritas” e “Alma Flamenca”.

Recorde-se que o Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março um pouco por todo o mundo, servindo para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência contra o sexo feminino.