A 9ª edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é assinalada a partir de hoje e até domingo.
Durante este período, as Dioceses desenvolvem várias iniciativas como sendo conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas e concertos.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa.
A Diocese de Beja, através da Comissão Diocesana de Arte Sacra (CDAS) associa-se a esta iniciativa e propõe várias actividades.
A programação prevê para esta quinta-feira, uma visita guiada a alguns dos mais emblemáticos edifícios religiosos do Centro Histórico da Cidade de Beja, entre as 10 horas e as 12h30.
O percurso inicia-se na Igreja de Santa Maria da Feira, Igreja Matriz de Beja, pelas 10 horas, e inclui ainda a visita à Capela de Nossa Senhora do Rosário; Igreja do Museu Regional Rainha D. Leonor; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres; Capela de Nossa Senhora da Piedade (Santa Casa da Misericórdia).
O périplo encerra na Sé Catedral, com a visita à Igreja e ao seu novo Núcleo Museológico. Florival Baiôa, Presidente da Associação de Defesa do Património e um dos mais ilustres conhecedores da História e do Património da Cidade de Beja, é o guia convidado.
De acordo com a Diocese de Beja, não é necessário fazer a inscrição, basta aparecer na Igreja de Santa Maria e integrar-se no grupo.