Os CTT – Correios de Portugal emitiram, no passado dia 28 de agosto, a primeira coleção filatélica dedicada ao património etnobotânico português.
Esta emissão foi desenvolvida em colaboração com o Professor Luís Mendonça de Carvalho, Titular da Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Diretor do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
Em nota de imprensa enviada às redações, o Politécnico de Beja realça que “a coleção é constituída por seis selos – alusivos às Cestas de Forjães, à Máscara de Lazarim, aos Palitos de Lorvão, à Empreita de Palma, ao Miolo de Figueira e aos Embutidos com uma tiragem de 75 mil exemplares cada e, ainda, por um bloco filatélico com dois selos”.
Luís Mendonça de Carvalho revela, na pagela da emissão, que esta “evoca objetos que continuam a ser produzidos com matérias-primas de origem vegetal, seguindo técnicas ancestrais, e outros mais recentes, porque a tradição também pode ter génese contemporânea”.
Em seu entender “esta emissão é, também, uma homenagem a todos os portugueses e portuguesas que mantêm vivas estas tradições, reconhecendo o seu valor como guardiães de um património que se deseja proteger, usufruir e legar às gerações vindouras”.