Distrito de Beja assinala Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é esta sexta-feira assinalado em vários concelhos do distrito de Beja.

O Pax Julia- Teatro Municipal de Beja propõe para esta noite, a performance poética “Adília”, a partir das 21h30.

Em Baleizão e Nossa Senhora das Neves estão previstas actividades multidisciplinares  para comemorar a efeméride.

Em Mértola, o Dia Internacional da Mulher é assinalado com duas iniciativas culturais. Esta noite pelas 21h30, no Cine-teatro Marques Duque recebe um espectáculo com o grupo de música tradicional “O Cruzeiro” e amanhã tem lugar o passeio cultural a Aracena, Espanha.

Alvito propõe acções de sensibilização, nomeadamente, distribuição de postais, sessões de informação, exposição de fotografia e debate.

Esta tarde às 14.00 horas, o Centro Cultural recebe a apresentação do projecto “Mariana num Mundo Igual”, da autora e actriz Mariana Monteiro e de Narciso Moreira. A acção é destinada aos alunos dos 1º e 2º ciclos, com o objectivo de alertar para a importância da igualdade do género e de oportunidades.

Em Alvito é ainda possível visitar a exposição de fotografia “Eu dou a cara contra a violência doméstica”. A mostra está patente na Biblioteca de Vila Nova da Baronia, até dia 15 e no Mercado Municipal de 18 a 31 de Março.

As mulheres de Alvito e Vila Nova da Baronia podem jantar às 20h no Centro Cultural de Vila Nova da Baronia ou no Salão dos Bombeiros de Alvito.

Aljustrel não deixa passar a data. Durante esta sexta- feira a Câmara distribui flores e postais com poemas às mulheres  da vila mineira.

Integrado nesta comemoração, o Projecto É Agora! 3G- CLDS do Concelho de Aljustrel realiza, hoje, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal, o encontro “Conversas no Feminino”, onde se fala sobre a temática da igualdade de género, da mulher enquanto profissional, mas também da violência (doméstica e no namoro).

O encontro é aberto à comunidade em geral, com destaque para os jovens, pois visa estimular a reflexão sobre um projecto de vida.

Este Dia Internacional da Mulher é ainda assinalado um pouco por todo o concelho com animações e actividades diversas promovidas pelas juntas de freguesia e pelas mulheres em geral.

Ferreira do Alentejo propõe com várias iniciativas: a inauguração da exposição “Um olhar sobre as mulheres no concelho pelas 15h na Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo, distribuição de flores a todas as mulheres que trabalham na Câmara de Ferreira do Alentejo. À noite, acontece um jantar convívio entre as mulheres da Freguesia de Figueira dos Cavaleiros, no Salão de Festas da Freguesia.

Por último, em Serpa, está previsto um Sunset animado pela DJ Lady F. das 17.00h às 20.00h, no Jardim Municipal de Serpa.