Foi ontem publicado, em Diário da República, o despacho que identifica um total de 1.001 freguesias prioritárias para a fiscalização da gestão de combustível, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.
A freguesia de São Barnabé (no concelho de Almodôvar) e as freguesias de Alcaria Ruiva, Mértola e Santana de Cambas (no concelho de Mértola) são as únicas, no distrito de Beja, que integram a lista.
São prioritárias, para efeitos de fiscalização, entre 1 e 31 de maio, nestas freguesias, os terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).
Entre 1 e 30 de junho são prioritárias na fiscalização as redes viária, ferroviária e as linhas de transporte e distribuição de energia elétrica em muito alta e alta tensão (numa faixa de 10 metros para cada um dos lados), bem como as linhas de distribuição de energia elétrica em média tensão e a rede de transporte de gás natural (numa faixa de 7 metros para cada um dos lados).