DOP Moura é uma “referência” no mercado de azeite

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação considera que a DOP Moura, a mais antiga Denominação de Origem Protegida do País, é uma “referência” no mercado de azeite.

O governante visitou durante a manhã deste sábado a XV Olivomoura – Feira Nacional de Olivicultura e a 9ª Mostra de Aromas e Sabores e participou num colóquio onde esteve em reflexão a DOP Moura.

Luís Medeiros Vieira frisou que “os consumidores cada vez mais exigem produtos seguros, que sejam saudáveis e nutritivos. O azeite responde a estes três requisitos”.

Sobre o sector do azeite, o governante lembrou o “salto qualitativo e quantitativo” verificado na última década.

Portugal é já um país “excedentário” na produção de azeite, em resultado dos investimentos feitos pelos produtores e das condições proporcionadas pelo empreendimento de Alqueva.

O Alentejo é responsável por cerca de 79% da produção nacional de azeite.

Luís Medeiros Vieira defendeu a necessidade de afirmar o azeite nos mercados internacionais. A Espanha e o Brasil são dois mercados de destino do azeite do Alentejo. “Temos que fazer um esforço para colocar o nosso azeite noutras geografias”, defendeu o Secretário de Estado.